Como avaliar o risco de seus investimentos?

Avaliar o risco nos investimentos é uma questão complexa.

Existem muitas teorias e métodos para calcular o risco em uma carteira de investimentos.

Algumas dessas abordagens se baseiam em análises matemáticas detalhadas e têm nomes complicados, como as fórmulas desenvolvidas por um indivíduo chamado Harry Markowitz.

Mas aqui está a questão: como você pode realmente calcular o risco quando se trata de investimentos, que são influenciados por muitos fatores imprevisíveis nas ciências sociais?

Tentar prever todos esses fatores é como tentar adivinhar o futuro, e a realidade é que todas as previsões acabam sendo nulas, porque elas não consideram os efeitos e a quantidade de eventos imprevisíveis, sociais, econômicos, políticos, monetários e da própria psique humana.

Para ilustrar isso, considere os livros do autor Nassim Taleb (eu li todos eles). Ele argumenta que previsões são, na melhor das hipóteses, suposições imprecisas, exceto talvez para pessoas que são pagas para fazê-las, porque eles acreditam genuinamente que estão fazendo um trabalho valioso.

Quando as previsões deles se concretizam, eles se gabam de suas habilidades. Quando as coisas dão errado, eles atribuem isso a circunstâncias imprevistas.

O problema é que eles frequentemente subestimam a quantidade de imprevistos que ocorrem na vida cotidiana, principalmente porque muitos deles não entendem muito de probabilidade, estatística ou das complexidades das ciências sociais.

Agora, aqui está o ponto crucial: muitas pessoas colocam todo o seu patrimônio em investimentos com base nessas previsões. É surpreendente quantas pessoas fazem isso.

Depois de conversar confidencialmente com diversos investidores, fica claro que a grande maioria deles obtem resultados ruins ou, na melhor das hipóteses, apenas alcança retornos modestos em comparação com o CDI.

Principalmente aqueles que seguem previsões ou recomendações de especialistas, em geral aqueles ligados a bancos ou corretoras.

Então, qual é a minha resposta quando se trata de avaliar os riscos dos meus investimentos?

A verdade é que eu não tento calcular os riscos dos meus investimentos, porque acredito que é uma tarefa impossível.

Em vez disso, minha estratégia é alocar meu capital em empresas de diferentes setores da economia que, na minha avaliação, possuem históricos sólidos de lucros, uma boa gestão e potencial de crescimento econômico.

Essas empresas estão em setores fundamentais para a subsistência humana no longo prazo (para mim, longo prazo significa 50 anos), um período de tempo mais do que suficiente para eu me preocupar com meus investimentos.

O que me tranquiliza é o entendimento de que posso obter ganhos significativos aproveitando a volatilidade dos ativos e comprando empresas a preços baixos.

Como diz o ditado popular “o lucro está na compra”.

E tem dado certo ao longo dos anos =)